Ganho de produtividade é um dos fatores mais buscados na indústria pelos gestores. Para isso, vários processos devem ser otimizados, prezando pela qualidade em cada uma das etapas do trabalho.
Um ambiente de trabalho produtivo e organizado abre espaço para concepção de novos produtos, mais inovação para a marca e diferencial competitivo no mercado. Os colaboradores se sentem mais motivados, uma vez que o local de trabalho fica mais leve e com possibilidade de crescimento.
Confira 5 dicas de como aumentar a produtividade na indústria:
1 - PROCESSOS ATUALIZADOS
De tempos em tempos é preciso rever os processos de produção para que eles sejam mais otimizados, simplificados e, quando necessário, eliminados.
A colaboração dos funcionários mais experientes de cada setor é essencial, devido ao grande conhecimento e habilidade que acumularam com o tempo. Assim, eles podem fornecer feedbacks aos gestores, tornando essa comunicação bem precisa e colaborativa.
2 - COLABORADORES MOTIVADOS E BEM TREINADOS
Colaboradores motivados são muito mais produtivos. Disponha um ambiente profissional onde as pessoas se sintam mais inspiradas para trabalhar, com incentivos e um espaço físico agradável.
O treinamento frequente também é essencial para mantê-los capacitados e com um melhor desempenho na sua função. Oferecer treinamento não é gasto, é um investimento para garantir a segurança do colaborador e um resultado de trabalho mais satisfatório. Tudo isso resulta em uma equipe muito mais produtiva.
3 - FLUXO DE TRABALHO ATUALIZADO
Os gestores precisam acompanhar de perto o fluxo de trabalho da indústria, o que significa se atentar a todos os processos, desde a chegada de insumos, até o transporte do produto.
Assim é possível avaliar fatores humanos, tecnológicos e o desempenho de todas as atividades para que sejam identificados possíveis problemas que possam interferir na operação global da empresa.
4 - INVESTIR EM TECNOLOGIA
Quanto maior o porte da empresa, maior a necessidade de contar com sistemas tecnológicos que levem mais eficiência e produtividade nos processos. Muito vem se falando sobre novas tendências e tecnologias que podem ajudar as empresas em produtividade, segurança e competitividade no mercado.
São tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, reconhecimento facial, leitura de QR Code e muito mais. Confira mais detalhes sobre essas tecnologias aqui.
5 - IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARES TECNOLÓGICOS
Para garantir mais produtividade e segurança na indústria, é possível realizar a implantação de softwares tecnológicos, soluções customizáveis que visam garantir a melhor solução custo x benefício para cada cliente.
Uma plataforma safety para a indústria 4.0 tem foco na gestão de alto risco, paperless e user experience aplicados em ferramentas mobiles e versáteis, podendo inclusive operar offline. Com soluções tecnológicas, é possível ter uma indústria mais sustentável, produtiva e segura.
Confira aqui todas as soluções Cesla para tornar seu ambiente de trabalho mais produtivo.