Afinal, o que é Lean Inception? 

3 de fevereiro de 2023

cesla

por Fernanda Menezes de Souza
Project Manager Cesla

Tudo o que vivemos hoje é veloz. Momentos rapidamente viram lembranças, o dia passa em um piscar de olhos e os desafios do dia a dia também. As informações, novidades e notícias ocorrem e expiram sem que consigamos pegá-las e nos nutrirmos delas. Uma enxurrada de informações velozes que permeiam nossa vida, tudo arquitetado e estruturado para ser desta forma. Com isso, o modo de pensarmos e desenvolvermos soluções também precisou passar por renovações e pela criação de novas técnicas. Hoje as soluções são encontradas e desenvolvidas de forma tão ágil e natural que quando percebemos, já não há mais como viver sem elas. E o que a velocidade e essa “sobrecarga de informações” tem a ver com a Lean Inception? Tudo. A palavra lean significa “enxuto” e sua filosofia se enquadra nas metodologias ágeis, que é o oposto da “sobrecarga de informações”. Com base na segmentação, ou seja, a partir de ações pequenas, é possível trabalhar com uma grande quantidade de informações de forma rápida, eficaz e compartimentada. Dessa forma, a Lean Inception faz a junção de problemas complexos, curto prazo de entrega e alto valor, a partir de um framework que possibilita aprender, construir e medir de maneira cíclica. 

Figura 1: https://caroli.org

Você deve estar pensando, “Ok, entregar rápido e entregar muito, mas o que de fato é a Lean Inception e como ela acontece?”. Bom, a Lean Inception é um workshop de cinco dias que mistura agilidade com metodologias de Design Thinking, onde procuramos entender tudo sobre o problema para buscar a melhor solução e estruturar como desenvolver grande valor em pouco tempo e, bônus: de modo constante! 

Figura 2: https://caroli.org

Para ficar mais claro, vamos pensar em alguns casos: Caso 1: Você provavelmente já utilizou o iFood, talvez você use MUITO o iFood (eu não vou te julgar), mas você se lembra, talvez em meados de 2017 ou 2018, quando não existia o “iFood Mercado”? Você poderia estar na sua casa, morrendo de fome, sem ter o que comer, então você pensaria “vou pedir um iFood”. Ok, tudo bem… mas e se você quisesse preparar algo, ou então precisasse apenas de um pouco de queijo parmesão que por uma distração banal você se esqueceu de comprar quando foi ao supermercado e, infelizmente, não há meios de comprar sem voltar até lá. Logo, toda a experiência de uma super macarronada foi arruinada. Agora você tem o Ifood Mercado para essas situações. Caso 2: Imagine… você precisa muito de um livro da faculdade que deixou na casa dos seus pais, que não é longe, no máximo 20 minutos de você, porém ninguém pode trazê-lo e você está preso no trabalho, sem possibilidades de ir buscar. Quem irá te ajudar? Sim, ele mesmo, o Uber Entregas. Nos dois casos, vemos exemplos de empresas que lançaram seus produtos de maneira funcional e que foram aprimorando aos poucos, adicionando novas funcionalidades ao passo que os produtos foram se desenvolvendo. Agora pense em outro cenário, bem mais simples dessa vez: um produto e duas metodologias diferentes. Para ambas as metodologias, temos o prazo de um ano para finalização do projeto. Na primeira, faço uma entrega por mês, realizo testes de usabilidade e me certifico de que estou desenvolvendo o que meu cliente me pediu. Na segunda, passo os oitos primeiros meses desenvolvendo, utilizo dois meses para teste e os últimos dois para correção. 

Quais dessas metodologias você acredita que terá maior sucesso? Eu aposto na primeira, pois ela me permite adaptar, corrigir e desenvolver soluções que atendam de fato o problema que buscamos resolver. Essa é a proposta da Lean Inception. Com a Lean Inception planejamos e desenvolvemos entregas pequenas de maneira constante e com alto valor para o cliente, assim garantimos que estamos no caminho certo e, caso não estejamos, conseguimos consertar rapidamente.

Figura 3: https://caroli.org

Aqui na Cesla temos, com orgulho, adotado esse workshop para desenvolver nossos produtos. Atualmente, temos dois projetos que iniciaram a partir da Lean Inception, o Hive que irá substituir nossa querida Gestão de EPS, e o Horus que será o novo APR/PTe. Este último, tive a oportunidade de ministrar todo o workshop, e digo com tranquilidade que após uma semana imersos no desenvolvimento do produto, todo o time saiu da empresa com clareza do produto, empolgados com o desafio do MVP, e com uma sinergia incrível. Figura 4: arquivo pessoal.

Para finalizar, acrescento aqui uma frase que me impulsiona e elucida bem a ideia proposta: “apaixone-se pelo problema e não pela solução”, pois, dessa forma, conseguimos nos aprimorar em desenvolver o melhor produto da maneira mais flexível, tecnológica e assertiva, este é o foco da Lean Inception. Pense nesta frase e nunca desista de problemas complexos, pois, normalmente só é preciso de um pouco de simplicidade e um processo de aprendizado constante.