Desafios do novo RH

3 de fevereiro de 2023

cesla

por Jaqueline Shima
Talent Acquisiton Cesla

As mudanças culturais e tecnológicas vivenciadas atualmente nos permitem olhar com mais cuidado as jornadas de trabalho, na busca do equilibro entre demandas pessoais e profissionais. A pandemia e as alterações de rotinas impactaram diretamente nesse contexto, trazendo possibilidades e métodos de flexibilização impensados e até antes vistos como “impossíveis”.

A área de Recursos Humanos teve que se reinventar diante destes desafios, saindo de um âmbito operacional e seguindo para caminhos mais estratégicos. O olhar que já era voltado para as pessoas, precisou encontrar uma gestão cada vez mais humanizada e empática para entender as individualidades de cada colaborador. 

Ações e culturas

Em paralelo à essas mudanças, o Cesla vem traçando ações e culturas para desenvolver um ambiente de trabalho afetivo e confortável aos seus colaboradores: desde feedbacks contínuos, bate papo leve no ‘Café com o time’, espaços onde o colaborador tem abertura para falar confiante de que será ouvido sem preconceitos e julgamentos. 

Criamos um Comitê para tomada de decisão com gerenciamento de OKR´s (metodologia para definição de objetivos e resultados), onde 64% são compostos por mulheres incríveis e poderosas. Mensalmente são realizadas “Ações de Encantamento”, cujo objetivo é aproximar e diversificar o dia a dia do colaborador, saindo da rotina e trazendo um ambiente mais natural, descontraído e unindo as equipes. Nos últimos meses tivemos ações como Campeonato de Jogos, SPA Day com ginástica laboral, palestra sobre saúde mental e emocional, Dia das Crianças...  

Novos processos são desenhados em conjunto, sempre voltados para a experiência e pertencimento de todos. Desde então, obtivemos grande resultados através de uma visão inovadora e de oportunidades, embasados na diversidade, que é um dos fatores mais importantes para o Cesla. 

Tecnologia e inovação

Com todas as transformações, o mundo não é e não voltará a ser o mesmo. Precisamos nos reinventar, inovar, atualizar e construir modelos mais digitais e integrados, permitindo as trocas e aberturas. Entender que somos diferentes e que cada um tem a sua particularidade é fundamental para construirmos um ambiente de segurança psicológica, humanizado e essencial para a saúde de todos. 

O uso da tecnologia se tornou ferramenta fundamental e uma grande aliada, dando mais autonomia e liberdade para os colaboradores executarem suas tarefas no sistema híbrido, além de aproximar pessoas e conectar organizações na construção de novas áreas e parcerias. Isso tem impactado positivamente nas entregas, estabelecendo uma relação de confiança, totalmente contrário a uma visão controladora. Desta forma, valores que se entrelacem trazem um ganho efetivo na concretização dos resultados e consequentemente, em colaboradores mais satisfeitos, ativos e engajados. Vamos cuidar bem deles!

E diante disso, o trabalho do RH e do Cesla se transforma diariamente, se reinventando e se atualizando com um mercado voltado a traçar planos para alcançar vantagens competitivas. E mais que isso: o profissional de RH se torna um agente transformador na gestão das pessoas de toda a rede envolvida na organização, transparecendo de forma mais clara a cultura da empresa e despertando o sentimento de propósito em seus colaboradores, onde quer que eles estejam.